Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

05 soluções para fazer o bebê dormir


1- Qual é a regra de ouro para acabar com as brigas na hora de dormir? 

Rotina. Parece fácil, mas muitos pais têm dificuldade em manter diariamente os mesmos hábitos. Criança precisa ter horários e rituais e eles devem ser repetidos. Se seu filho chora ou não consegue dormir, não tem que colocá-lo no carro e dar voltas no quarteirão até ele pegar no sono, por exemplo. Ele deve ser independente e adormecer sozinho. 

2- Como ensiná-lo a fazer isso? 

Estabeleça um ritual e o respeite. Pode ser dar o jantar, um banho relaxante e ler um livro juntos. A idéia não é fazer a criança dormir, mas criar oportunidade para isso acontecer. Dê boa-noite, apague a luz e saia, deixando-a um pouco acordada na cama. E é preciso manter esse ritual. Se chegar tarde do trabalho e for hora da criança descansar, honre o horário e procure outra oportunidade para ficar com ela, por mais que seja doloroso. 

3- E se a criança acordar de madrugada? 

Se for freqüente, pode indicar um problema para manter o sono. Durante a noite, é normal a criança acordar, mas deve voltar a dormir sozinha. Quando bebê, espere alguns minutos antes de atender o choro e não o tire do berço, apenas fique por perto. Dessa forma, ele entende que você está junto, mas que não é hora de comer nem de brincar. Se seu filho for maior, vai precisar de limite. Resista à vontade de deixá-lo na sua cama e leve-o de volta ao quarto dele. É importante que ele durma no mesmo local que acorde, para não se assustar ao abrir os olhos. 

4- Pode dormir com os pais? 

Sem dúvidas, é mais cômodo para os adultos e mais confortável para a criança ficar na cama dos pais. Porém, o melhor é que cada um durma no próprio espaço. O quarto dos pais é para a intimidade do casal. Se se surpreender com um par a mais de pernas na sua cama, vença a preguiça e o leve para o quarto dele, pois pode virar um hábito. 

5- O que fazer se o bebê trocar o dia pela noite? 

Bebês dormem muito, praticamente o dia e a noite toda. Se perceber que o sono noturno está diminuindo, procure encurtar as sonecas diurnas, oferecendo outras atividades, como brincadeiras e passeios. Mas sem exageros, pois se a criança ficar muito cansada, também terá dificuldades para dormir. 


Fonte: Revista crescer.

Um comentário:

  1. a minha bebe tem 6 meses e duas semanas, de umas semanas pra cá ela vem dormindo depois das 23h, e as vezes ela acorda e só vai dormi depois da 1h. Ela só mama leite (ninho), sem engrossante!
    E mesmo colocando horarios para dormir. A gente indo dormi das 23h, ela acorda mesmo sem ficar perto!
    Como posso esta mudando isso???
    ela não chora é mas quando da proximo vez de mama e depois depois e nisso acorda por volta das 6h e mama e nisso se deixar ela dorme até 12h... tem alguma ajuda??

    Bruna Vieira

    ResponderExcluir

Utilize bom senso nos comentários,
xingamentos, palavrões ou qualquer
tipo de palavra que ofendam aos
leitores desse blog serão deletados!