O desmame é o momento que o bebê troca o leite materno, pela mamadeira ou copinhos. Não dê início ao desmame antes dos 6 meses, pois a amamentação é fundamental nessa fase. É recomendado amamentar até os 2 anos de vida da criança. Quando a mãe e o bebê estiverem prontos, sigam os passos abaixo:


1- Nas horas da amentação, introduza um copinho, ou mamadeira de leite materno(ou em pó) como fonte de alimento. 

2- Se o bebê tiver dificuldades de adaptação a nova fonte de nutrição, experimente alimenta-lo em outro local, ou modifique a iluminação e a música ambiente. Crie um clima diferente para o novo tipo de alimentação.

3- Reduza gradualmente o número de mamadas diárias. Elimine uma amamentação da rotina diária do bebê a cada duas semanas, substituindo-a pela mamadeira ou por alimentos sólidos. Procure orientação do pediatra para assegurar-se de que a criança está recebendo a nutrição adequada.

4- Quando você estiver amamentando o bebê apenas uma vez por dia, faça isso a noite, na hora de dormir.

5- Reduza gradativamente a duração da amamentação da noite.

Fonte: Bebê - Manual do proprietário.

Depoimentos de algumas Super mamães que desmamaram:

Cesar Barbara E Rafael:
Eu desmamei com 7 meses e meio e foi super tranquilo.... Eu fui colocando aos poucos a mamadeira no lugar das mamadas no peito.. E rápido ele se acostumou... NÃO SOFREU NEM ELE E NEM EU.


Andréa Oliveira Dos Santos Genovez:
 Eu desmamei o meu com 10meses , comecei dando menos peito e mais frutas , leite na mamdeira e ele não ligava mais para o peito.

                                                        Gisa Faria: 
O meu 1º filho foi com 2 anos, foi tranquilo, eu conversei com ele q não era mais pra mamar q ele já estava grande e disse q apartir daquela noite ele não ia mais mamar e deu certo, ele não pediu e nem chorou, agora da minha filha, foi diferente, ela já estava com 3 anos e eu falei a mesma coisa q disse pro 1º, mas foi difícil, ela chorou varias noites seguidas até acostumar, nossa, foi uma barra!!!

Mozara Galdino
 Desmamei a minha filha com 2anos e 2 meses e confesso que foi mais difícil p mim do que para ela. Amamentar é um momento mágico é tudo de bom!

Ana Ferreira:
o meu bebê saiu sozinho com 9 meses ele simplesmente não quiz mais da ancia nele ai entrei com o leite nestogeo graças a Deus ele pegou bem...

Pati:

Desmamei meu filho com 3 anos srsrs ele era um bezerrinho !! desmamei porque achei que ele tava grande ,comia de tudo e foi fácil uma semana ele não pedia mais .mas amei amamentar e espero que a sophia quando nascer mame muito tbm e que seja mais 3 anos!!







Para quem quiser ler mais depoimentos, acesse esse link: https://www.facebook.com/SuperMamaes/posts/458660587505016 lá tem vários outros casos de mães contanto suas experiências. Desmame seu filho na fase correta, afinal... amamentar é tudo de bom!